Disciplina versus Ensino

A disciplina é um alvo pretendido em qualquer escola. Algumas escolas usam como slogan a sua fama em ser um local disciplinador.
Agora eu pergunto…
O que é mais importante em uma escola a disciplina ou o ensino?
E qual a relação entre disciplina e ensino?
Pretendo relatar aqui minhas opiniões e experiências.
Primeiramente devo ressaltar que sou um defensor do estimulo e motivação como arma para um ensino de qualidade. Sem motivação não existe aprendizado real. Quando o aluno não deseja aprender, nenhuma medida ou atitude poderá transformar esse individuo em um sábio. Isso também se aplica ao professor desmotivado que dificilmente ensinara algo proveitoso aos seus alunos. Se um professor demonstra desconforto e descontentamento com o que ele sabe e aprendeu como poderá exigir que seus alunos gostem dos seus ensinos.
Impossível!

A disciplina, não aquela que realmente importa, mais aquela que obriga alunos e alunas a ficarem quietinhos e sentadinho como estátuas humanas enfileiradas em uma sala de aula não serve para nada. É uma verdadeira mascara para o real problema de nosso sistema de ensino. A falta de estimulo e motivação geral. O governo não desejar que você aprenda o suficiente para reclamar por seus direitos, os pais e mães em muitos casos usam as escolas como abrigo para menores (cuida do meu filho por algumas horas, não precisa ensinar nadinha, apenas olha ele para mim). Muitos professores, cansados e estressados por conta de um sistema que não o valoriza, acabam por dar suas aulas sem entusiasmo. “Cumprindo apenas tabela”. A diretoria que apenas esta preocupada em seguir normas e procedimentos obriga os professores a fazerem coisas completamente estúpidas. Temos escolas onde reina a disciplina dos ilegalmente comportadinhos e ZERO de ensino.
E nesse sistema todo quem realmente desejar ensinar e aquele que deseja aprender fica marginalizado.
Como professor presencio diretorias que apenas sabem cobram essa disciplina tola, querem ver alunos surdos, mudos e paralíticos dentro da sala de aula. Pais que reclamam quando seus filhos sofrem algum arranhão ou por uma nota ruim, mas nunca vi um pai exigir um ensino de qualidade ou para seu filho se dedicar mais aos estudos e estimulá-lo a tal procedimento. E professores reféns do sistema, professores que ficam cada vez mais desarmados perante seus pupilos.
Agora falando de disciplina que importa, essa vem depois que o aprendiz esta motivado, é a disciplina de auto-controle. Aquele auto-controle que faz com que o aprendiz dedique horas de seu dia para estudar. Seja lendo livros, fazendo cálculos, meditando na natureza, resolvendo exercícios, pesquisando algum assunto de interesse, enfim. A disciplina não esta no obedecer ao professor mas em obedecer ao desejo de aprender, obedecer a si mesmo. Quando o aluno possui a costume de pegar um livro todas as manhas para ler cinco paginas, por exemplo, isso é disciplina.
É esse tipo de disciplina que eu desejo aos meus pupilos. Percebe que é preciso motivo para exercer esse tipo de disciplina. Ninguém, por exemplo, acordar logo cedo para fazer caminhada caso não encontre motivo para tal.
Moral da história: precisamos investir mais em estimulo que gera motivação positiva e menos em disciplina que não leva a nada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s