Aluno Tratado Como Cliente

Sinceramente tenho minhas dúvidas quanto a essa nova forma de pensar o sistema educacional nacional, onde o aluno assume o papel de um cliente. Com este pensamento, outorgamos muitos direitos ao aluno e nenhum dever, assim como um cliente deve ser tratado. Mas seria este um bom método para guiar o ensino em nossas escolas?

Primeiro, imaginemos o que o aluno deseja realmente?

relac3a7c3a3o-pxa-oficial

 

Um diploma e ponto. Conhecimento, pouquissimos desejam isso meu caro leitor. A maioria esmagadora apenas quer um diploma e outros receber o bolsa-família.

Para uma loja o cliente têm valor porque deseja seus produtos ou sua marca, dando a loja certo grau de poder sobre o indivíduo. Quem ja se deparou com a notícia de multidões formando filas imensas por causa de um lançamento ou por conta de uma promoção. Funciona muito bem para artigos cobiçados pela maioria.

alunomandaalunoviolenciabazucaue11

 

No caso do ensino ou sistema educacional o individuo deseja algo que não é o que realmente nos professores estamos disponibilizando, que é o conhecimento. Logo nós nos tornamos um incômodo para o “cliente”. Estamos dificultando que o tal “cliente” alcance seu objetivo, colocando um monte de exercícios e atividades cansativas diariamente no meio do caminho deles. Por consequencia, nos professores nos tornamos os vilões da história e odiados por muitos.

Na minha opinião, não deve ser o aluno vvalorizado mais que o professor em sala de aula. Na sala de aula o aluno deve ser o aprendiz, alguém que necessita do professor para seu cresciemto intelectual. O aluno deve estar numa posição de simplicidade (não confunda isso com submissão e constrangimento frente ao professor) no sentido de abrir-se para aprender. Reconhecendo suas debilidades e ignorancias que o professor com amor e respeito podem suprir naquele momento. Todos nos somos eternos aprendizes, o professor também deve exercer essa simplicidade ao longo da sua vida. Mas o professor nunca deve se esquecr que ele é a autoridade em sala de aula, neste momento ele flui seus conhecimento em pro do outro.

Sou contra supervalorização do aluno em contraste com o rebaixamento do professor. Lembrando que não quero dizer que o professor deva humilhar alguem, ou usar de autoritarismo para impor regras. Mas existe uma hierarquia na sala de aula que deveria ser respeitada. Onde o professor usa sua posição e autoridade no assunto para ensinar com amor.

Infelizmente hoje se prega uma depreciação do professor frente ao aluno. O aluno foi colocado nos últimos anos num pedestal, virando uma santidade. Por isso, observo nas escolas, alunos arrogantes e cheios de si, que mandam mais que todo mundo na vida escolar. Os pais, professores, diretoria fica no chinelo se submetendo a capricho de alunos. Nesse caso a escola não têm a mínina utilidade, é uma creche e nada mais.

Smiley nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s