Um pouco de História–Parte II

Antiguidade – O Mundo Visto Através dos Mitos

 

athens.plato_aristotelesOs povos da antiguidade acreditavam que tudo era sagrada e interpretavam a realidade através de mitos.

Os fenômenos naturais – chuva, trovão, nascimentos, morte, dia, noite, etc. – eram compreendidos com acontecimentos determinados por deuses.

Os primeiros filósofos apareceram no século VI a.C., nas colônia de Magna Grécia e da Jônia. A preocupação desses pensadores era explicar o universo, o tema básico de sua filosofia era encontrar o principio de todas as coisas.As respostas eram as mais variadas. Para Tales era a água; para Anaxímenes, o ar; Demócrito afirmava que era o átomo; Empédocles, que eram os quatro elementos – terra, água, fogo e ar. Pitágoras considerava que o número era o princípio de todas as coisas. A harmonia da natureza seria feita à imagem da harmonia dos números.

Deve-se a Pitágoras a construção da tábua de multiplicação, do sistema decimal e do teorema de Pitágoras (quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos opostos).

Outro matemático importante da Antiguidade é Euclides, considerado o fundador da Geometria, graças aos importantes estudos que fez sobre o ponto, a reta e o plano.

Tales de Mileto também foi um matemático e astrônomo muito conceituado em sua época.

Sócrates: costumava discutir filosofia em praça pública, acabou condenado a morte, acusado de heresia e de corromper a juventude. Sua preocupação como pensador se voltou para e ética e para o relacionamento entre os homens.

Platão: foi discípulo de Sócrates, tendo exercido grande influencia nas gerações posteriores. Sua teoria sobre o mundo afirmava que tudo que vemos e observamos nada mais é do que uma simples aparência; a realidade é uma ideia, algo que não se pode ver. Dedicou sua carreira a educar cidadãos para a vida política, tendo para isso construído uma escola que durou 900 anos.

Arquimedes: Foi um dos poucos pensadores gregos que realizaram experiências para provar suas teorias. Inventou diversos dispositivos mecânicos, como a alavanca, roldana, parafuso e a roda dentada. É sua a célebre frase: “Dá-me um ponto de apoio que levantarei o mundo.” Algumas leis físicas sobre corpos flutuantes estabelecidas por ele são aceitas até hoje.

Aristóteles: Sua participação na história do pensamento foi tão importante que a velha Física e comumente conhecida como Física aristotélica. Ele defendeu o sistema geocêntrico, a Terra como o centro de tudo.

Os filósofos gregos foram os primeiros a explicar, através da razão, a natureza e os fenômenos que nela ocorrem. Essa passagem do pensamento mítico para o pensamento racional foi dando a Filosofia uma certa base científica. E até o século XVII, Filosofia e ciência caminharam juntas.

 

Extraído do livro Física Paraná, série Novo Ensino Médio, editora ática, páginas 47 e 48 – contém algumas alterações do texto original.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s