Conceitos Básicos de Mecânica

Dimensões do corpo ou móvel

Móvel: quando estudamos o movimento de um corpo qualquer, que pode ser, um homem, uma partícula, um planeta, um projétil, um automóvel, etc., chamamos este de móvel.

Ponto Material: quando o móvel em questão tem suas dimensões pequenas demais para serem levadas em conta. Por exemplo, uma automóvel percorrendo um trajeto entre São Paulo e Belo Horizonte.

Corpo Extenso: quando o móvel em questão tem suas dimensões consideráveis em relação a trajetória. Por exemplo, um trem de comprimento igual a 200 m atravessando uma ponte de comprimento igual a 800 m.

 

Localização

Um ponto importante no estudo do movimento é a localização do móvel em qualquer instante de tempo. Para isso recorremos ao sistema de coordenadas.

A localização de um corpo esta intimamente relaciona à ideia de referencial.

Imagine que você pergunte ao seu amigo de escola:

Onde esta o meu lápis que lhe emprestei?

Seu amigo responde:

Em cima da mesa que fica próxima a porta da sala de aula.

Percebeu, seu amigo na resposta usou a mesa como referência para te indicar a localização do lápis. Bem como a porta da sala de aula também como um referencial para te indicar em qual mesa.

Referencial: qualquer corpo escolhido como referencial, em relação ao qual serão analisadas as posições de outros corpos.

Por exemplo, se você esta na estrada e o seu carro quebra, para ser socorrido pelo guincho você precisa falar a sua posição em relação ao ponto de origem da estrada. Em qual quilometro você se encontra em referência a origem você se encontra. Nas estradas é comum encontrarmos placas indicando o quilometro, ou seja, a posição que nos encontramos. Tendo como referencial a origem ou o início da estrada.

estrada

Outro exemplo, se você se perder com seu iate no auto-mar. Para que a guarda costeira te localize, você precisa informar a latitude (referencia é a linha do Equador) e a longitude (referencia é o Meridiano de Greenwich). Observou que agora usamos duas coordenadas para a localização.

latitude3

E para finalizar, para localizar um ponto no espaço. Como uma lâmpada que pende no teto de uma sala são necessárias três coordenadas.

coordenadas_xyz

 

Movimento

Repouso: quando durante um intervalo de tempo o corpo mantém sua posição constante.

Movimento: Um corpo se encontra em movimento quando ele muda de posição no decorrer do tempo.

O movimento esta sempre relacionado ao referencial. Assim podemos concluir que um corpo pode estar em movimento em relação a um observador e, ao mesmo tempo, em repouso em relação a outro observador. Quando você esta no seu carro viajando pela estrada. O carro esta em movimento em relação a uma árvore que se encontre no acostamento e, ao mesmo tempo, em relação a você que esta dentro do carro, esta em repouso.

Assim como o carro esta em movimento em relação a árvore, a árvore estará em movimento em relação ao carro. Podemos dizer que o movimento é sempre relativo e recíproco.

Trajetória: é a linha que une as sucessivas posições ocupadas por um móvel em movimento. A trajetória de um móvel depende do referencial escolhido. Diferentes observadores podem descrever um mesmo movimento de maneiras diferentes.

futebol-conceito-de-trajetoria 

 

Espaço

Distancia Efetivamente percorrida: é o total de movimento realizado pelo móvel. Se eu caminhar dois passos para frente e em seguida cinco passos para trás, minha distância percorrida será de sete passos.

Espaço (s): é a medida algébrica, ao longo de uma determinada trajetória, que indica a distância do móvel ao ponto de origem. É a localização do móvel em relação ao referencial adotado. Indicado pela letra s. O espaço apenas indica a posição o móvel em um determinado instante, e não permite afirmar se esta em movimento ou repouso. Portanto s=0 não quer dizer que o móvel está em repouso, e sim que ele se encontra na origem ou posição zero naquele instante.

O espaço não é indicação de distancia percorrida.

 

Deslocamento Escalar: é a diferença entre o espaço inicial (s0) e o espaço final (s) do móvel.

 Δs = s – s0

cinematica-2-2

O deslocamento escalar nem sempre é igual à distância percorrida. isso somente é verdade quando o movimento é sempre no mesmo sentido e a favor da trajetória.

Deslocamento nulo não significa que o corpo permaneceu em repouso.

Anúncios

2 comentários

  1. Bom dia professor Cidão andei lendo uma matéria sua na internet e gostei muito dos seus conceitos.gostaria de reseberr mais matéria suas sobre o mundo da mecânica como transmissão motor conserto em mecânica.sou mecânico a quatro anos de máquinas agrícolas especialmente colhendora de cana enato gostaria de adquirir umas experiências sua pra me tornar cada dia mais experientes com suas fica desde de já agradeço abraços niltinho

    1. Bom dia!

      Obrigado pelas considerações e feliz por ver pessoas interessadas em aprender.
      Trabalha com mecânica, meu pai trabalhou com retífica de motores.
      Atualmente eu confesso que estou sem tempo não sei se posso ajudar.

      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s