Livro: A Lógica do Cisne Negro

Outro livro que li, esse a muito tempo atrás, se chama A Lógica do Cisne Negro – O impacto do altamente improvável. Escrito por Nassim Nicholas Taleb, nascido no Líbano, de uma família Greco-ortodoxa, trabalhou como operador no pregão de Chicago e em sua própria firma em Wall Street. Um especialista na área da Ciências das Incertezas. Também autor do livro Iludido pelo Acaso, publicado em vinte idiomas.

Neste livro que fala, Taleb fala sobre o impacto dos eventos não mensurados e como tudo pode mudar de uma hora para outra, pelo simples fato de um novo acontecimento. Para os aficionados pelas estatísticas e uso das probabilidades para tirar conclusões  este livro é um tremendo tapa na cara. Deixando o leitor com uma vontade de esquecer tudo aquilo que conhece e sair por ai como um hippie.

Inclusive o livro esta cheio de comentários do autor, fazendo sarcasmos sobre pessoas que esbanjam conhecimento e previsões sobre o futuro. Um delas é demostrar o quanto uma pessoa toda certinha e alinhada em um jantar importante ficaria desnorteada, quando lhe colocassem uma pedra de gelo em seu colarinho. Demostrando que a forma de pensar da maioria das pessoas a condiciona a acreditar cegamente que possui todas as respostas. Levando a falsa sensação de segurança, até que algo inesperado aconteça e, derrube esta teoria.

Um exemplo encontrado no livro bem divertido, humor é uma marca desta obra, fala sobre o caso do peru. O peru recebe todos os dias refeição, o que o condiciona a pensar que sempre será assim. Vida fácil e refeição de graça todos os dias. Bem, quando chega o dia de ações de graça essa condição pega o infeliz peru de surpresa e ele vai para a panela. Lembrando que em alguns países, como nos Estados Unidos é tradição comemorar o dia de ações de graça, onde o peru é o prato principal. Moral da história, os acontecimentos dos dias anteriores, refeição fácil, não se demonstraram uma forma de calcular o futuro de maneira confiável. Afinal, pelo histórico, o peru seria feliz para sempre.

A questão é que li este livro, de ótimo conteúdo, quando estava trabalhando no mercado de ações. Comprando e vendendo ativos no Bovespa. Um livro que adquiri no sebo a um preço baixo, sempre falo que nestes lugares podemos encontrar bons livros por preços legais. Me diverti muito, porque é de uma leitura leve e traz consigo uma teoria bem interessante sobre previsões futuras e deixara você imaginando por muitos dias sobre eventos improváveis.

Desejo que todos os Cisnes Negros na sua vida sejam bons. Cuidado! Levar um pé na bunda de sua namorada de forma inesperada pode ser um deles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s