Um Pouco Sobre o Professor Cidão…

Cidao no escritorioOlá pessoa bonita, meu nome é Alcides Duarte.

Sou Graduado em Engenharia da Computação e Licenciado em Física

Trabalhei como Analista de Sistemas de Computação por mais de 10 anos, onde adquiri vasta experiência, participando de projetos em grandes empresas, tais como:

Banco Bradesco, HSBC, Redecard, Borland e Dupont.

Sou formado em Engenharia da Computação, e tenho trabalhado com Analista de Sistemas com especialidade em linguagem Java.

Comecei como muitos estudantes, na época da faculdade encarei alguns estágios. No primeiro estágio foi dureza, não sabia nada, eu era um verdadeiro aprendiz. Com o tempo fui melhorando e me desenvolvendo, trabalhei no suporte na sala do antigo CPD (Central de Processamento de Dados). Consertava computadores, trocava peças de hardware, configurava as máquinas (desde impressoras até a máquina de café), instalava pontos de rede, pesquisava soluções para a TI e auxiliava os analista naquela época. Foi assim meu período de estágios, suportando tudo e todos por três anos.

Com o diploma na mão resolvi que agora seria um programador, dica do meu último supervisor e amigo Jhun Iti. Iniciei meu primeiro emprego como PJ, e uma pequena empresa de prestação de serviços e assim iniciei meus primeiros passos na área de desenvolvimento de software. Faz um site de conteúdo aqui, corrige um bug ali, nada muito complicado. Mas foi onde aprendi como funciona os sistemas de uma maneira ampla, desde a pequena empresa até a grande e os diversos nichos do mercado de software. Naqueles tempos ainda existia o Visual Basic, ASP, Delphi e outros que hoje estão caindo no esquecimento.

Aproveitei e me atualizei, escolhi uma linguagem a aprender, no caso, a mais promissora daquele tempo o Java. Meses de curso na Caelum e uma paixão pelo Java e pela orientação a objetos tomou meu ser, nunca mais códigos mal escritos. Dai para cá, são quase dez anos de desenvolvimento e diversos projetos no Java SE e ME. Trabalhei inclusive lado a lado com o fomentador do Java aqui no Brasil, Bruno Souza. Bruno é um cara fantástico, sempre com suas piadas, humor garantido. Alias foi meu melhor momento como Analista: Jonnes (japa nerd), Guilhermo (argentino maluco), Tolis (grego empreendedor) e outros. Aprendi até a programar em Groovy.

Por questões pessoais, atualmente me dedico a ensinar o que aprendi (o que me obriga a continuar aprendendo e me atualizando) e acabei entrando para a área do ensino como professor de Matemática e Física.

Pensando nisto tive a iniciativa de montar este blog. Para disponibilizar para meus alunos: arquivos contendo exercícios e conteúdo para as aulas. Além é claro de ser um canal aberto para que eu exponha minhas opiniões e ideias.

Pretendo começar com a matéria de Física e posteriormente incluir Matemática e quem sabe alguns itens sobre TI. Estou trabalhando para criar conteúdo contendo explicações sobre diversos temas da Física e exercícios resolvidos. Vai demorar um pouco, mas pretendo logo que possível dar uma cara para este blog. Por enquanto ainda possui poucos posts e poucos assuntos abordados. Mas chegaremos lá.

Aprendi muito, trabalhando com equipes ágeis, onde procuro utilizar as mesmas ferramentas com meus alunos para aumentar a performance e a qualidade dos estudos. Eu sempre fui muito apaixonado pelo mercado financeiro, que me levou a estudar por horas intermináveis, observando gráficos e números estatísticos. O que me ensinou a maravilha de aprender e a busca por novos conhecimentos de forma independente.